sábado, 16 de maio de 2015

Planear o fim de semana com as crianças



A chegada do segundo filho muitas vezes leva a uma perda de território dos pais em relação aos filhos. As crianças estão em igual número aos adultos, e isso pode levar a que os pais sintam que perderam autoridade ou que tenham que se esforçar mais para que as coisas se reequilibrem novamente.

No meu caso, éramos um equilibrado mano a mano, e quando o Guilherme nasceu, perdi totalmente o controlo do território. Digamos que fui invadida, e que tive que esperar que as tropas se reestabelecessem para equilibrar o poder. Para evocar uma imagem ilustrativa, poderia lembrar que é difícil conseguir que uma criança enciumada de 3 anos, faça o que nós pedimos, enquanto tentamos silenciosa e calmamente, dar de mamar a um recém-nascido.

Naturalmente, existe um reajuste e as coisas voltam a fluir com harmonia. Mas posso dizer sem nenhuma dúvida que o planeamento foi o meu melhor aliado. A forma como consegui compensar o fato de ter dois braços para alimentar e cuidar de três pessoas, foi planear o dia-a-dia com antecedência. Foi surgindo naturalmente, e a dada altura, saber que tinha o indispensável preparado, e que a roda poderia continuar a girar mesmo que eu parasse, enchia-me de segurança.

O hábito ficou, e ainda hoje eu planeio o fim-de-semana (seja de 2 ou mais dias) com antecedência. Assim, para aqueles pais que estão a solo com os pequenos, aqui vão alguns conselhos úteis:

– Preparem as refeições com antecedência. 
Quando surge uma birra inesperada, ou um pequeno acidente que requer curativo, saber que o jantar está pronto é um alívio enorme.
Ao longo dos tempos fui mudando os momentos em que preparava as refeições com antecedência, por exemplo agora, à 6ª preparo o jantar para 2 refeições, ou seja durante o sábado de manhã vamos passear, brincar, explorar, e eu sei, que quando voltarmos, cansados e com sono, é só aquecer o almoço. Quando eles estão a dormir a sesta, eu preparo o jantar desse dia e consequente almoço do dia seguinte.

– Usem os tempos de sesta.
Para que o tempo de sesta exista, é preciso, em primeiro lugar, que os momentos de sesta de duas ou mais crianças estejam em sincronia. Sendo muito variável, eu diria que, após os 6 meses iniciais podemos tentar e esperar que eles durmam ao mesmo tempo.
Eu gostava de frisar que este tempo de sesta das crianças, para quem está by yourself, é o momento de expiração do dia, é um momento de pausa, de silêncio, em que nos ouvimos só a nós mesmos. É o momento de recarregar baterias.
Este momento pode ser usado para: dormir, descansar, meditar, ler, adiantar tarefas, preparar atividades, etc.

– Pensem em coisas que podem/querem fazer com os miúdos durante o fim de semana.
Isto é uma espécie de ode à celebração. Vamos celebrar que é fim de semana, vamos celebrar que estamos juntos, vamos celebrar o agora. Não tem que ser uma atividade pomposa que exija muita premeditação e preparação prévias, na verdade, as que eles mais se entregam até são as mais simples (pelo menos nesta primeira infância).
Se está sol: vamos apanhar flores, folhas ou pedras, explorar o bosque, apanhar amoras, brincar no parque, etc.
Se está a chover: vamos chapinhar, fazer corridas de triciclo dentro de casa, trazer o colchão para a sala e saltar de alturas diferentes, fazer desenhos, pinturas, modelagem, fazer biscoitos, etc.

– Mantenham um ritmo.
Normalmente, o ritmo da escola. Se eles almoçam às 12h na escola, o mais certo é que às 13h não vão visitar a tia Gertrudes. Mantenham uma rotina, ainda que seja ligeiramente diferente da da escola. A rotina deve seguir o movimento de respiração, dentro-fora, inspirar-expirar, contração-expansão. Acordar, pequeno-almoço, passear ou brincar livre, almoçar, sesta, lanchar, passear ou brincar ou atividade guiada, jantar, higiene e cama. Atenção, para os pais cansados, as rotinas permitem ao adulto tirar o maior proveito do dia e, saber quando pode descansar e relaxar, e quando tem que estar on.

– Integrem as crianças nas tarefas.
Mais importante do que entretê-las, é que eles nutram um genuíno amor pelo trabalho. Se deitarmos a eficácia, o sentido de perfeição e os timings, pela janela fora, podemos divertimos-nos enquanto fazemos algo útil.

– Descansem.
Há uma tendência nossa para adiar a hora de dormir, não vale a pena. Aprendi à minha custa que o dia vai correr muito, mas muito melhor, se eu for para a cama cedo. Se forem dois adultos, podem alternar entre quem vai ficar a aquecer a cama mais tempo de manhã, já que, geralmente, as crianças acordam com as galinhas e o sol.

Bom fim de semana para todos!
Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...