sábado, 30 de maio de 2015

Brincadeiras para a Primavera

Reuni este conjunto de ideias de brincadeiras para a Primavera, que nos têm mantido muuuuito entretidos. São coisas muito simples de fazer ou preparar, gosto de atividades que precisem de pouca preparação prévia, e de brincadeiras que não impliquem a compra de nada novo. Se der para reutilizar, dar uma nova utilidade a qualquer coisa, melhor. Penso que a Primavera é a estação ideal para explorar a natureza, não chove, e não está demasiado calor. É um convite aberto a estes pequenos exploradores. E lá fora, há de tudo!

1. Sopa de Flores e Bolinhos de Lama


Este não precisa de explicações, acho que todos brincámos a isto quando éramos pequenos. Quanto mais diversidade de elementos e texturas naturais, melhor. Tesouras e facas de manteiga são boas ideias para eles irem treinando a motricidade fina. Ah, e o elemento chave: água!

2. Barquinhos de Papel


É uma boa ideia quando se tem água perto. Eles sopram os barcos, ou empurram-nos com canas e fazem-se corridas de obstáculos. Ah, também dá na banheira.

3. Tipi ou uma tenda improvisada


Lembram-se em crianças, da magia que envolvia ter um abrigo, um refúgio improvisado, normalmente de teto baixo, e com panos a tapar? Eu lembro-me dessa brincadeira e lembro-me da sensação.. de proteção.
O tipi faz-se em 20 minutos: 5 ou mais paus compridos, atam-se numa extremidade uns aos outros, e na outra extremidade enterram-se na terra. Depois é só embrulhar um lençol à volta e prender com alfinetes na "porta". Temos feito muitos piqueniques aqui.

4. Terrarium


As crianças têm muita vontade de levar a natureza para casa. Quem é que não teve grilos, caracóis, bichos da seda em casa? Fizemos uma "casinha" para o nosso amigo, e eu garanti que a "porta" ficasse aberta para ele poder voltar à terra quando quisesse.

5. Colares de flores


Uma boa introdução à costura. Gostei de ver o ar de concentração na cara dele.

6. Plantar e transplantar



Isto é quase um must do da Primavera. Deixá-los tocar na terra, plantar algo, regar, e ver a vida a crescer todos os dias um pouco mais, quando se chega da escola.

7. Mandalas de flores


Esta atividade é um bom pretexto para um passeio na natureza, com um cestinho e uma tesoura. Vale trazer tudo, e depois brinca-se com os padrões e as cores.

Bom, bom, as melhores brincadeiras são aquelas que prevalecem através dos tempos. São aquelas que fazem com que uma velhota de 80 anos reconheça o que o seu bisneto está a brincar. No fundo, é só nos lembrar-mos do que gostávamos de brincar quando éramos pequenos, e de certeza que ainda vamos gostar de brincar a isso com eles.

Já agora, alguém se lembra de esmigalhar pedra de tijolo vermelha, para fazer chocolate em pó para os bolinhos? Um must da culinária natural!

beijo, e muita luz,
Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...