quarta-feira, 6 de maio de 2015

Menu de pequeno-almoço Primavera/Verão


O pequeno-almoço sempre foi a minha refeição preferida, de tal maneira que eu prefiro acordar cedo e comer devagar do que trincar algo pelo caminho para me estender mais um pouco na cama. Desde o primeiro ano do Gabriel que eu faço menus de pequeno-almoços, consoante a estação (todos temos direito aos nosso fetiches..!). No Inverno a ideia é aquecer, por isso abundam as papas e o leite quente, as torradas, o chá, a fruta cozida.. Para a época do calor, apetecem coisas que se trinquem, fruta fresca, iogurte..
A ideia é que haja um molde definido para cada dia, mas que nunca chega a ser igual, porque variam sempre a fruta, os toppings, os molhos, os condimentos, etc. Nas escolas Waldorf, a cada dia da semana corresponde um cereal, por exemplo à 2ª os miúdos comem arroz, à 4ª millet, etc, eu tento seguir mais ou menos a sequência dos cereais, mas altero um pouco consoante o tipo de comida. É engraçado que a repetição produz mesmo neles uma sensação de confiança, de segurança, e é muito mais fácil compreender o ritmo da semana e das estações, quando têm vivências do quotidiano que suportam essas mudanças. Por exemplo, no dia de karate come-se pão com molho, no dia antes do fim-de-semana, come-se papa de aveia. O Gabriel compreende o que vem a seguir, porque existe uma repetição que o permite seguir o ritmo semanal por ele próprio.

Confesso que já estava com muita vontade avançar com os pequenos-almoços do Verão, por isso aqui vai o nosso menu da estação:

Domingo – panquecas e chá, normalmente acompanhadas com molho de levedura e doce.
2ª feira – arroz de leite, que é mais ou menos o arroz doce, mas com bem menos açúcar, com fruta cozida misturada e com especiarias, canela, pimenta, cardamomo, anis, e cravinho.
3ª feira – homemade pão ou bagels e chá.
4ª feira – camadas de homemade iogurte ou leite, homemade granola e fruta fresca.
5ª feira – pão da padaria, sumo ou batido e molho de ovo, salsa, azeite e alho.
6ª feira – camadas de papa de aveia, puré de fruta crua, homemade iogurte, e homemade granola.
Sábado – quadrados de milho, que são uma espécie de bolo de milho, mas sem açúcar, e batido ou sumo de fruta.

Enjoy,
Maria




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...