quinta-feira, 5 de março de 2015

Men at work & receita de biscoitos de gengibre


Temos passado muuuuito tempo de volta do forno, biscoitos, bolos, pizza, gratinados, assados, venham eles! Antigamente usava-se o forno também como forma de aquecer a casa durante o Inverno. Engraçado, também tenho isso em conta na gestão dos recursos caloríferos cá em casa: se o forno está aceso, pode-se desligar o aquecedor a gás. Este Inverno temos conseguido manter-nos quentes, entre lareira, aquecedor a gás, forno, danças energéticas e corridas pelos corredores (normalmente eu sou a Bruxa, basta dizer numa voz cavernosa que tenho muita fome e que me cheira a meninos, e tenho saltos e corridas e excitação garantidos durante um bom tempo..).

Voltando as biscoitos, temos feito muitos muitos biscoitos de gengibre, esta última rodada foi feita para oferecermos especialmente às nossas vizinhas. Aqui na aldeia costumam deixar-me ovos, abóboras, couves, castanhas, batatas, cebolas,  e toda a espécie de vegetais à porta. Como não temos terreno para cultivar, normalmente não tenho nada para oferecer, por isso temos compensado com biscoitos e bolinhos caseiros.

Aqui segue a receita dos biscoitos de gengibre que nos tem entretido tanto (a foto dos biscoitos está aqui):

2 copos de farinha (eu usei uma de trigo branco e outra de farinha de aveia)
1 c. chá de fermento
1 a 2 c. sopa de gengibre ralado (consoante o gosto)
100g de manteiga (pode ser menos..)
1/2 copo de açúcar
1 ovo batido
7 colheres de calda de açúcar (também pode ser alguma geleia ou mel, misturados com um pouco de   água)

1. Misturar numa taça grande as farinhas e o fermento.
2. Acrescentar a manteiga e trabalhar com as pontas dos dedos até a manteiga bem integrada na farinha.
3. Juntar o açúcar e misturar.
4. Adicionar a calda e o ovo e misturar até ficar com uma textura homogénea. A ideia é que a massa fique ligeiramente a pegar aos dedos. Se estiver seca, ir adicionando 1 c. de sopa de água até ficar mole e uniforme.
5. Polvilhar a mesa, e com o rolo da massa espalhar a massa até ficar com uns 0,3 cm de espessura.
6. Com uma forma (também pode ser um copo) cortar os biscoitos. Quem preferir, pode cortar com uma faca quadrados, poupando muito tempo.
7. Levar ao forno a cerca de 190º durante 10 a 20 minutos. Atenção não é suposto que eles saiam do forno já rijos e estaladiços (isso é mau sinal...), devem sair ligeiramente fofos, e depois de arrefecerem, perdem a humidade e ficam estaladiços.

Um até já caloroso,
Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...