quarta-feira, 24 de junho de 2015

Leituras de Junho


Da esquerda para a direita e de cima para baixo:

O Filho das Sombras, Juliet Marillier.
Bom, está na altura de confessar uma paixão voraz que eu tenho: livros de fantasia. Sim, sim, esses mesmo que fazem as alegrias das adolescentes. Cuja intriga gira à volta de um romance, no qual a protagonista é quase sempre uma mulher (ou jovem) com um poder sobrenatural invulgar, que se envolve numa demanda com tons de epopeia. Perto dos 30 anos voltei a dar uma hipótese a este género que me prendia na adolescência, e descobri que algures, ele preenche um tímido desejo de romance. O Filho das Sombras é para mim o melhor da primeira triologia, eu já o tinha lido, mas voltei a rever. Adoro.

Quinta Animada.
Este foi o primeiro livro que eu comprei para o Gabriel, e por acaso, também foi a primeira história contínua que tenho contado ao Guilherme. Apesar de as cores serem um pouco fortes para o meu gosto pessoal, os desenhos são bonitos, a história é muito simples, envolve repetição, e animais, que é um tema muito próprio para a primeira infância.

O meu primeiro As Mil e Uma Noites
Ultimamente tenho comprado muitos livros na internet em segunda mão. Alguns são boas surpresas, outros nem por isso. Este foi uma excelente surpresa. Os desenhos são lindos e cheios de contrastes, a paleta de cores, assim como o traço são cheios de personalidade, e a história é um conto tradicional das arábias, a do Pássaro da Verdade. Sugiro a partir dos 5 anos, talvez até mais.

Histórias para adormecer
Este livro de meados de 80, de folha rija, é talvez o preferido da minha infância. Tem várias histórias que acompanham as estações do ano de forma ilustrativa, e não concetual ou explicativa (pontos extra!). Tem desenhos graciosos, suaves e ternurentos e recria situações da vida na aldeia.

A vida no coração da Floresta
Outra boa surpresa que o carteiro nos trouxe. A vida no coração da Floresta conta a história da simpática e castiça família dos anões Tartolim. Está dividido por estações e por meses e em cada mês, estes pequenos envolvem-se em aventuras pelo bosque, e lidam com bruxas, fadas e todas as criaturas que habitam a floresta.

Awakening to Child Health
Uma descrição explicativa e elaborada do desenvolvimento da criança sob uma perspetiva médica, segundo a Antroposofia. É feita uma síntese detalhada do desenvolvimento da criança, desde o período pré-natal, passando pelos primeiros três anos, o primeiro seténio, a mudança dos dentes até a puberdade, e desde a puberdade até a adultícia. Foca temas como o desenvolvimento embriológico, a vida e consciência no útero, as diferenças quanto à experiência do parto, imitação, relação entre movimento e o desenvolvimento do discurso, ritmo e repetição, os sete processos da vida, as funções rítmicas, respiratórias, metabólicas e neuro-sensoriais, os quatro temperamentos, entre muitos outros temas.
"Children are the life substance of our humanity, a healing power that is desperately needed to balance the life-destroying materialism of our age."

Os seis magníficos
Uma história recolhida pelos irmãos Grimm, através de desenhos muito intrincados e um discurso elaborado, que eu penso que estejam adequados a crianças de 7, 8 anos. E por isso tem sido um treino à minha capacidade de leitura, síntese e memorização. Como não tinha muitas alternativas cá por casa, tenho-o lido ao mesmo tempo que o descodifico e resumo, na minha cabeça. Ou seja, estou a ler e a resumir ao mesmo tempo que memorizo para o dia seguinte. Na leitura de livros para crianças, é ideal que o tom, as pausas e as palavras sejam sempre as mesmas de dia para dia, na tentativa de fazermos o mínimo de alterações possível. Eles estão ativamente atentos ao que escutam, e se nos enganamos, são os primeiros a corrigir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...