sábado, 20 de dezembro de 2014

Ritmo de Inverno

O Inverno está aí, e tenho que confessar, que para mim, esta época do ano é talvez a mais difícil, a mais esgotante. O Inverno traz com ele a necessidade de reforço, de compensar a falta de calor. Nutrir o calor nas crianças na primeira infância é fundamental para um desenvolvimento sadio. Assim, a mamã tem que se triplicar em cuidados: botijas de água quente, não deixar a lareira apagar (este ano estou a conseguir!), inúmeras camadas de roupa, etc, etc.

Depois também há outra coisa própria do Inverno, assim como nas outras estações: o ritmo. Já alguém se apercebeu que durante o Verão as crianças "aguentam" e resistem ao sono com muito mais facilidade do que no Inverno? No início do Outono mudei a hora de jantar das 7:00h para as 6:30h, e estava a correr muito bem, até sensivelmente umas 3 a 4 semanas.. Eles chegavam da escola (não, aqui não há jardins waldorf, e homeschooling a full-time para nós não é possível, para além de não existirem crianças vizinhas num raio de 2km) possuídos de sono, demasiado excitados, num movimento que atropela. Houve momentos em que me sentia totalmente impotente, por mais calma, mais presente, por mais que tudo estivesse em ordem, preparado, e adiantado, as birras monumentais faziam parte do menu-fim-de-dia. De tal maneira, que a maioria dos dias, o Gui já nem jantava. Por volta das 6:00h, a birra era tão recorrente e impossível de apaziguar, que eu só tinha tempo de trocar de fralda e deitá-lo.

Bom, é oficial agora, hora de jantar às 5:30h, imediatamente após chegarem da escola, e por volta das 3h começo eu a adiantar todas as rotinas em casa, jantar, louça, pijamas, lenha, lareira, Violeta, etc., para que quando eles cheguem, não exista ABSOLUTAMENTE NADA a fazer para além de ESTAR PRESENTE.

Entretanto os nossos ritmos cá em casa têm sido estes:


Paz,
Maria


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...