domingo, 5 de abril de 2015

Celebrando a Páscoa: pintar os ovos











Acho que já ficou estabelecida esta tradição familiar de pintarmos os ovos na Páscoa, a ponto de o Gabriel me perguntar com um mês de antecedência quanto tempo falta. Começamos a guardar os ovos com umas duas semanas antes, e este ano decidi introduzir uma técnica nova: tingir os ovos com tintas naturais.
Começámos com uma semana de antecedência a preparar as tintas e a deixá-los de molho durante a noite, e fizemos uma cor em cada dia. Contudo, apesar do fascínio que sinto pelo processo de tingir com tintas naturais, feitas a partir de frutos, raízes, flores e pedras, confesso que me custa um bocadinho (pronto, um bocado grande..!) deitar taças cheias de morangos, framboesas, mirtilos, etc, etc para a panela, e vê-los a mirrar defronte dos meus olhos. E assim, como fui forreta com relação aos frutos, o cor-de-rosa e o violeta quase nem se notaram. Por outro lado, o azul, feito a partir de couve-roxa, saiu azul de verdade. Sem dúvida que vou fazer mais experiências do género aqui em casa, mas vou ter que eliminar as cores que advém dos frutos vermelhos.
Depois de tingidos, montámos atelier cá fora, e passamos a tarde a pintar os ovos. Atenção, quando digo pintar ovos, digo pintar sem qualquer pretensão artística, digo pintar como podia dizer esfregar, lamber, mergulhar, etc. E alerto já que, quando se faz uma atividade de pintura com menores de 2, o ideal é conseguirmos-nos desapegar de todos os materiais que dispomos na mesa: tintas, copos, pincéis, água, papel, etc. Ou seja, o importante não é que surja algo bonito, mas que eles se entreguem à tarefa, que eles explorem e se divirtam.

Aqui seguem umas direções com informação muito útil sobre como tingir com tintas naturais: Pioneer Thinking, Dirty Gourmet, Rosalind Creasy.

Como tingimos os nossos ovos:

1. Fazer um furo em cada extremidade do ovo, e soprar até a gema e a clara saírem. Passar o ovo por água e deixar secar. Juntar quantos ovos queremos tingir. — Durante as duas ou três semanas anteriores.
2. Cortar os vegetais, pô-los dentro de uma panela, cobrir com água, (no caso do açafrão, nós usámos meia embalagem daquelas de compra de vidro) e levá-los a ferver em lume brando durante cerca de 30 minutos. Juntar 2 ou 3 colheres de vinagre.
3. Transferir o preparado para uma taça, juntar os ovos que queremos tingir daquela cor, e deixá-los em repouso durante a noite. Assim as cores ficam mais vibrantes. — Como o Gabriel estava muuuito ansioso para pintar os ovos, eu senti que era boa ideia fazer uma cor em cada dia da Semana Santa até à Sexta-feira Santa. Assim, na 3ª feira depois da escola, preparámos a tinta amarela, na 4ª a rosa, na 5ª a roxa... e assim por diante. Na sexta tínhamos todos os ovos tingidos.
Cores que fizemos:
— amarelo, com açafrão (3ª)
— azul, com couve roxa (3ª)
— verde, com amarelo+azul (4ª)
— rosa, com morangos (4ª)
— violeta, com azul+rosa (5ª)
— laranja, com amarelo+rosa (5ª)
4. Inserir um pau de espetada nos orifícios, e no orifício de baixo enrolar um pouco de bostik, no caso de o ovo escorregar. Assim as pinturas podem ser feitas e secarem sem se estragarem.
5. Decorámos os ovos com pincel e guache.

Have fun,
Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...