sábado, 18 de abril de 2015

Brincar trabalhando


 





Para as crianças, existem "trabalhos" que são muito mais divertidos do que brinquedos. Há muitas tarefas do nosso quotidiano de adultos, que podendo ser feitas com as crianças, são verdadeiras experiências de prazer. Digo prazer, para eles e para nós. Para nós crescidos, porque se a uma tarefa aborrecida como lavar o carro, for acrescentada uma boa dose de tempo, disponibilidade, e paciência, esta poderá se tornar numa alegre manhã em família. Para eles, porque nunca ouvi nenhum adulto dizer que gosta de lavar o carro, mas o Gabriel diz-me com a maior satisfação que "adorou".

Começar desde pequenos a fazer connosco pequenas tarefas tem múltiplas vantagens para todos: 
— eles começam desde cedo a aprender a fazer qualquer coisa, a ganhar autonomia de movimento e vontade; 
— estamos todos juntos como família, a participar numa ação comum, isso une os laços;
— eles divertem-se, e atenção, não deve ser esperado que eles comecem e terminem a tarefa connosco, ou seja, quanto mais nova é a criança, mais movimento vive nela, assim, também o interesse e a concentração, oscilam nela como o vento. O adulto começa a tarefa, a criança participa um pouco em algo que para ela é como uma brincadeira, depois passa um passarinho verde e ela logo desvia a sua atenção, para depois passado algum tempo, voltar a querer ajudar. Quanto mais velha é a criança, mais ela de concentra e entrega ao que está a ser feito;
— através de tarefas sem aparentemente nenhuma importância pedagógica, as crianças desenvolvem, por exemplo, através do manuseamento tátil, a coordenação motora, a motricidade fina, desenvolvem a precisão, experimentam diferentes sensações táteis, húmidos, secos, superfícies com rugosidades distintas, etc. Tudo isto não vem num brinquedo da loja, pois não?
— quando elas vão brincar, damos conta que estão a brincar, a imitar o que estávamos a fazer. Assim, também lhes estamos a fornecer material de inspiração para as brincadeiras, por que eles brincam a imitar o mundo dos adultos (à sua maneira, claro!).

até já,
Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...