domingo, 25 de janeiro de 2015

Livros que andamos a ler


Great Children's Stories, de Irene Hunt
Este foi um pequeno tesouro que eu encontrei na casa de uma amiga, e que é uma verdadeira delícia para os mais pequeninos. É uma coletânea contos tradicionais: pequenos, normalmente com animais, mas sem serem fábulas, e com repetição, ou seja, existem elementos da ação que se repetem (geralmente 3 vezes, como quando o Lobo foi soprar a casa dos 3 porquinhos, primeiro uma, depois outra, e depois oura). A repetição rítmica presente na ação é um elemento chave para que os mais pequeninos (dos 2 aos 5 anos), principalmente, sejam capazes de receber a inspiração e magia da história.
 
As histórias fantásticas de Nuno e Xana: A ilha feliz, de Rosa Maria Cos
Este livrinho veio diretamente do grande repositório de livros lisboeta: a Feira da Ladra. Foi uma prenda do papá, e faz lembrar uma mistura de Avatar, com o mundo das ciências naturais. Tem direito a submarinos, planetas, foguetões, ilhas perdidas.. O que é que um rapaz mais pode querer?

Pelle's new suit, de Elsa Beskow
Um clássico waldorf. Conta o ciclo da lã, desde que sai da ovelha até chegar ao corpinho de um menino. Tem direito a repetição rítmica (claro!), e desenhos lindíssimos e de uma simplicidade natural.
 
A Aldeia das Amoras: Uma história no Inverno, de Jill Barkley
Um dos meus favoritos, literalmente, este livro era meu quando eu era pequenina. Já saiu de edição em Portugal (quem tiver mais da coleção para vender, eu compro!!). Tem os desenhos mais lindos, mais intricados e perfeitos que eu já vi em ilustração para crianças, e recria hábitos da vida de uma aldeia, no antigamente.

Winter, de Gerda Muller
Outro clássico waldorf. Este não tem letras, nem conta história, e por isso mesmo é perfeito como um primeiro livro: os pais podem inventar a história, contar situações que sejam semelhantes no quotidiano dos pequenitos, fazer sons quando chegam animais. As imagens bastam.

Beijo,
Maria


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...