quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Carnaval








Agora que o Gabriel já tem 4 aninhos já começa a ter uma maior noção das coisas, celebrar o Carnaval começa a fazer sentido para mim.. Para além do desfile da vila, os meninos também vão mascarados para a escola. Lembro-me que em criança era uma das minhas festas preferidas, encarnávamos os personagens e durante esse dia brincávamos envoltos na bruma da purpurina, dos batons, dos folhos, das asas, das espadas.. Nesse dia a fantasia era mais real, mais palpável. Lembro-me também da desilusão que tive quando a minha mãe me mostra a máscara que me havia comprado para levar para a escola, e em vez do fato de princesa com tule e cetim, vejo o fato de um palhaço com um arco à volta da cintura para parecer mais gordo. Esse dia na escola deve-me ter marcado, senão não me lembrava dele. Em que mundo é que uma menina de 6 ou 7 anos quer ser uma palhaço gordo com nariz vermelho?? Bom, em muitos, mas não no meu..

Pesquisei na internet ideias para máscaras simples de fazer, agarrei-me à agulha e à tesoura e lá saiu um índio e um gato. O bom  das máscaras simples, é que podem se juntar a outros acessórios de faz-de-conta e passam a ser brincadeiras do dia-a-dia.
Adorei ver a alegria do Gabriel antes de entrar na carrinha da escola, vestido de índio, como se estivesse preparado para a folia, para um dia cheio de brincadeira. E a mesma alegria na volta, cansado e satisfeito.

O Carnaval é uma festa cristã, é o período que antecede a Quaresma. Na tradição cristã a Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa, e seria um período de jejuns, privações e preparação espiritual que tinha início com a Quarta-feira de Cinzas. Assim, os três dias antes da Quarta-feira de Cinzas, eram o Carnaval (Domingo Gordo, Segunda-feira Gorda e Terça-feira Gorda), celebravam-se os prazeres da carne, a folia e a alegria desenfreada, em jeito de adeus. Existem muitas tradições populares típicas do Carnaval português, pena que tenha estado tanto frio, senão teríamos visitado algumas aqui perto.

beijo,
Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...