sábado, 8 de novembro de 2014

Inesperado



Mais uma semana que passou.. Esta semana foi um rodopio de atividade, urgências e emergências. Para alguém que gosta de fazer tudo com calma, e que tem uma tendência ao planeamento e previsão do dia-a-dia, o inesperado surge como um grande balde de água fria. Um ensinamento à humildade e à aceitação de que não ditamos os acontecimentos da nossa vida. De que a vida tem um ritmo próprio que temos que acompanhar, que experienciar, e sobretudo, que aceitar.

As celebrações do Samhain, os anos do Gabriel, uma ida à universidade (cerca de 300 km), a Violeta com o cio, a chegada do frio, as torneiras e canos e afins a entupirem, os constantes trabalhos da escola para entregar, são eventos que tive que acompanhar esta semana, que resolver. AHHH, a primeira reação é "Quero fugir!!", mas o que foge é o tempo para chegar a tudo.

E depois, esta necessidade de sintetizar as vivências, de as analisar sob o prisma da praticidade de forma a que da próxima vez, as coisas tomem outro rumo. Mas a verdade, a verdade é que não tomam. Por mais que esprema a realidade, e tire conclusões sobre "como tirar o melhor partido de qualquer coisa", o inesperado é sempre, bom.., inesperado!

O inesperado surge como uma birra pela manhã, quando tudo "era perfeito", quando a Violeta deixa um rasto de sangue no tapete de brincar, quando o gás acaba mesmo antes do jantar terminar, quando no último dia restante para entregar aquele-trabalho-que-andei-a-adiar-a-semana-toda, me sinto doente e com febre, ou quando surge a festa-da-caneta-e-tudo-o-que-risque o chão da sala, ou ainda, quando vejo o saldo no multibanco, etc, etc, etc...

Assim, sem querer chegar a nenhuma conclusão, mas ainda assim, empenhada em valorizar os dias, esta semana aprendi que ajuda se:
— me empenhar menos em concretizar, em realizar toda-e-qualquer-coisa que gostaria. Às vezes, algumas coisas têm que ficar para trás..
— estar mais presente. Sempre, ou sempre que conseguir.
— simplificar as atividades com os miúdos. Por agora a lista inclui: pintar/desenhar com blocos de cera e lápis, moldar com plasticina de cera, descascar coisas (vegetais para o jantar, frutos secos, etc), e cozinhar bolos e afins.
— não planear tanto em advance. A sério, não vale mesmo a pena.
— adiantar a escola ao máximo.
— e por fim, fazer exercício físico, de uma vez! Esta semana consegui ir correr 4 vezes no mato! Vitória! A verdade, é que estava a sentir-me demasiado flor de estufa, e o exercício físico constante  estimula a mente, torna o sono mais profundo e faz-me sentir mais resistente ao frio.

Bom, beijos,
Maria

1 comentário:

  1. Olá Maria !! Adorei oo blog, adorei ver os meninos, estão lindos ;) !! Vou tirar muitas ideias daqui Obrigada, beijinhos prima Teresa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...